Doncovim oncotô proncovô

segunda-feira, 22 de março de 2010

Meu histórico de dieta

A foto ao lado foi tirada sábado dia 7/3
Eu sempre fui gordinha, desde que me lembre. Quando era criança e os meninos e meus primos queriam me zoar, eu lembro deles falando : Gorda Baleia saco de areia.

A primeira vez que emagreci bastante, na verdade eu não fiz regime, mas tomei um remédio pra emagrecer que continha anfepramona e otras cositas más na formula (más mesmo!!!). Eu tinha 14 anos e minha mãe que tomava o tal remédio, me levou no médico. Loucura né ? Naquele tempo, esses remédios eram super comuns. Eu não me lembro ao certo quanto pesava e pra quanto fui, mas devia estar na casa dos 73 e emegreci uns 8 kg, calculo. Tomei o remédio uns meses e não comia nada, era um inibidor de apetite forte. Daí tive uma queda de resistência braba e atacaram três infecçòes ao mesmo tempo : amigdalite, gengivite e estomatite. Parei de tomar o remédio e engordei absurdamente. Com 15 anos pesava 85 kg. Fui um ano complicado, eu tinha uma outra amiga gorda e a gente só comia e lamentava as paixões platônicas.
No final desse ano, eu comecei a fazer uma dieta baseada no livro :" Só é gordo quem quer", e emagreci uns 17 kg em alguns meses. Me mantive na faixa dos 68-72 até o fim do nao seguinte, quando estava no 3o colegial. Daí precisava entrar num vestido pra minha formatura e fiz uma dieta maluca de inversão metabólica, emagreci uns 8 kg em 15 dias. Emagreci, mas recuperei tudo algum tempo depois.
Dos 18 aos 20 anos pesei por volta dos 70 - 73 kg. de vez em quando fazia uma dieta da sopa, perdia uns quilos e depois recuperava. Dos 21 aos 22 anos, foi a época em que estive mais magra sem me preocupar muito com dieta : Mudei a faculdade pra noite e não jantava, comia uma coxinha antes da aula e só. Foi uma delícia, meu peso era 66.6 por muito tempo (aff que número, será que eu tinha feito um pacto ? rsrs) e meu manequim era 42.

Me formei e comecei a namorar, coisa que é fatal para a dieta. Até então nunca tinha namorado sério, só uns casinhos.
Nos 2 primeiros anos do namoro que virou casamento, acabei ganhando vários quilos, até que 4 anos depois, com 26 anos, pesava 77 kg e manequim 46.
Quando decidi que ia emagrecer do jeito certo, fazendo dieta e ginástica, coincidiu com o fim do meu casamento. Na verdade era minha última tentativa de salvar a relação, ou então o que me deu impulso para sair dela de vez. Nunca consegui entender direito o que foi, mas o fato é que em 4 meses perdi 15 kg e foi pra 62, o menor peso que já tive. Manequim 40. (tenho 1,73).
Durante os primeiros tempos da dieta, eu comia só frutas 2 vezes por semana e no resto do tempo eu fazia uma dieta baseada nos Vigilantes do Peso, mas sem ir a reuniões, só seguindo aquelas quantidades. Nas primeiras 3 semanas emagreci 7 kg. eu frequentava a ACM da Lapa e fazia umas aulas. Depois comecei a treinar musculação.
Com 27 anos fiz uma avaliação física que me surpreendeu: Minhas medidas tinham reduzido absurdamente. Minha taxa de gordura caiu de 25% do peso corporal pra 15%, em 6 meses (o ideal é 19%). Perdi 14cm de circunferência de abdomen.
Daí que veio a merda. Quando comecei a ACM e dieta, morava perto da ACM. Depois me separei, voltei pra casa da minha mãe, no Paraíso, e atravessava a cidade pra ir na ACM, pois adorava lá e tinha comprado o título. Aí naquele ano que entrou, começou a ficar inviável ir pra lá. Somou-se a isso que fiz uma aula de Power Yoga e simplesmente pirei, aí eu ia malhar e achava muito sem sentido ficar fazendo aquelas repetições. Daí em julho eu parei de ir na ACM , fui pra um festival de música e em agosto comecei a fazer power yoga no sesc, 3x por semana.
Consegui manter o peso por mais um tempo, no fim do ano pesava 64. Depois fui ganhando mais uns quilinhos e um ano depois creio que estava com 68. Isso foi 2 anos depois da minha separação , época do auge do meu emagrecimento.
Então, eu que estava solteira esses 2 anos comecei a namorar de novo e pimba ! Engordei outraveiz. Dessa vez foi pouco, voltei praquela faixa histórica dos 72 kg por um tempo. Eu continuei na Power Yoga por 3 anos mas aí eu tive um cisto sinuvial no pulso e precisei parar, daí que eu dei uma engordada mesmo. Aí o namoro acabou, eu de novo voltei pra academia, mas frequentei só uns 3 meses e não fui mais. Emagreci um pouco, mas recuperei. O namoro que tinha acabado voltou uns 7 meses depois, e com ele mais alguns quilos. Fui pra 77 kg, em mais 1 ano e meio. Tentei fazer academia de novo, mas fazia 1, 2 meses e desanimava. Não tinha mais saco de controlar a alimentação.
Em agosto de 2004 estava pesando 80 quilos e terminei o namoro. Ma dessa vez não voltei pra academia. O mais engraçado é que mesmo meio cheinha, minha auto estima estava lá em cima e eu não me importei muito com isso. Descobri que quando a gente tá bem com a gente, isso não importa muito e vice-versa : logo depois da minha primeira separação, eu me sentia a pior mulher do mundo e mesmo magérrima, gostosona, eu não conseguia me sentir bonita e desejada. Isso demorou pra mudar.

Em abril de 2005 eu comecei a namorar de novo, e 4 meses depois fui morar nos EUA. Eu estava estável com 80 quilos desde um ano antes, mas aí a coisa descambou. Passei muito perrengue e stress lá, quando vi nenhuma calça servia mais, eu nem sabia que número estava usando porque a numeração lá é outra. Eu não me pesava porque não havia balança pública, e demorei pra comprar uma, que além de tudo estava desregulada. Tomei um susto quando fui ao médico e vi pra quanto tinha ido o ponteiro. Em 8 meses tinha engordado 8 quilos, estava com 88 ! Quanto 8 . Número de gordo, formato de gordo. Como eu estava. Comecei a me odiar cada vez mais, e não tinha ânimo pra emagrecer, nem fazer dieta, nem nada. O stress lá foi muito grande com o mestrado e um problema de saúde, apesar do namoro, que também virou casamento, estar indo relativamente bem. Eu ia na academia nas férias, fazia alguma coisa, mas a boca não ajudava. Na véspera do meu recital de mestrado estava pesando 91 quilos.
Voltei pro Brasil em agosto de 2007 e me mantive na faixa dos 9o por um ano e meio. No começo de 2008 fiz academia mas ela fechou depois de 2 meses, aí não achei outra perto de casa que me empolgasse. Comecei a fazer yoga uma 2 vezes por semana. Em janeiro de 2009, fui pra um festival em Poços de Caldas. Foram 15 dias comendo comida mineira deliciosa. Resultado: 3 kg a mais.
No começo de 2009 parei a yoga porque meu ombro começou a ficar zoado, depois dos excessos (violoncelísticos) do festival. Fiz um tratamento de Rolfing e o terapeuta me aconselhou a não fazer musculação por hora. Tentei umas aulas de kickboxing mas não curti muito. Aí comecei a fazer dança de salão e adorei, mas não emagreci quase nada. A boca e o estômago continuavam não colaborando. Fiz 3 viagens que acabaram de me fazer enfiar o pé na jaca com aqueles cafés da manhã de hotel e almoço boca livre. Foram 3 quilos em 3 meses.
Em setembro de 2009, estava com 96 quilos. Resolvi que ia voltar pra academia, pois não dava mais pra fazer dança pr causa dos horários, e me convenci de que era a melhor opção de atividade pro meu caso que não tenho disponibilidade de horário fixa pra frequentar aulas. Em outubro comecei a academia, confiante que indo regularmente e controlando a alimentação ia dar certo.
Só que não deu. Eu ia muto irregularmente e acabava chutando o pau da barraca nos finais de semana, com a cerveja, a pizza, etc. Parei quase 1 mês porque fui pro Peru, e depois comecei a ensaiar diariamente. Em fevereiro deste ano percebi que eu ia ter que ser mais radical caso quisesse mesmo emagrecer. Eu relutava em ir pra academia porque com aquele calor desgraçado passava muito mal. Além disso, saí um dia de lá com muita dor no joelho, depois de um aparelho pro glúteo. Fazer esteira comecou a me doer o jollho também , Comecei a checar a possibilidade de fazer a cirurgia de balão intragástrico, pra dar um start no processo de emagrecimento. Mas fui lendo alguns relatos no orkut e fóruns, e aquilo foi me dando um mal estar só de pensar. Muitas pessoas passando bem mal nos 1os dias e não tendo resultados tão bons. O preço também é bem salgado, no mínimo 6 mil reais. Fora o trauma da única endoscopia que fiz na vida.
No dia 1 de março tive uma consulta na minha homeopata, e pedi uma ajuda com algum remédio pra ajudar a acelerar o metabolismo. Ela me sugeriu a ração humana e comecei a pesquisar sobre. No dia 9/3 comecei e aqui estou.
Mudei de academia, dia 4/3 comecei a ir em uma super academia que custa o dobro da outra, mas tem ar condicionado e várias aulas bacanas, o que motiva muito. Tenho ido uma média de 3 vezes por semana, e já emagreci 4 kg. Substituo o jantar por ração humana todos os dias, e faz 2 semanas que não sei o que é um doce.
Faço aulas de Jump 2as e 3as e Step nas 4as. Jump é ótimo porque não me dói nadao joelho. Step eu maneiro nos movimentos, pra não cair e fuder tudo de novo. O ambiente é bom e me sinto bem. Acho que dessas vez vai dar certo. E vai ser pra sempre !

2 comentários:

  1. Lu, eu li uma coisa que diz que mais importante que fazer uma dieta e resolver com quem vc vai fazer a dieta, ou seja, emagrecer com alguém dá muito mais resultado. Vamos ver se a gente vai se inspirando...
    Beijos. Fê

    ResponderExcluir